Hoje é quinta-feira e, como prometido, o Quê de Coreano continuará com a história das origens do k-pop. O post de hoje será sobre o tempo entre o final da Segunda Querra Mundial e a década de 1990 do século passado.
Assim, após a Segunda Guerra Mundial, e principalmente após a Guerra da Coreia, a Coreia, nomeadamente a do Sul, sofreu grande influência da cultura ocidental. A música ocidental tocava nos bares e a rádio das forças armadas norte-coreanas transmitia na Coreia do Sul, propagando a música que se ouvia no outro lado do planeta. Bem diferentes dos acordes pentatónicos a que os coreanos estavam habituados, os acordes usados no ocidente passaram a fazer parte das novas canções populares coreanas. Outros géneros também passaram a ser familiares aos coreanos: country, rock & roll, blues e jazz. Com a fama dos Beatles, surgiram na Coreia do Sul as primeiras bandas de rock, a primeira das quais acredita-se ser a Add4, em 1962.
Outros cantores e grupos desta altura foram The Kim Sisters, Yoon Bok-Hee, Han Myeong Suk e Patti Kim, os quais ganharam relativa popularidade internacional
No final da década de1960, e principal com a influência da cultura hippie, as músicas tornaram-se mais alegres, por oposição com as músicas tristes da época da guerra e da ocupação japonesa. Na década de 1970, o principal artista desta altura foi Han Dae-Soo; criado nos Estados Unidos, as suas principais influências foram Bob Dylan, Leonard Cohen e John Lennon. Deste artista a sua música talvez mais conhecida seja “Mul jom juso” (“Dê-me água”).
Se já viram a série “Healer”, certamente se lembraram da icónica parte em que Chae Young-Shin dança com o pai no café
Por fim chegamos à década de 80. Esta foi a época das baladas. Não se pode falar desta época sem referir o álbum “You’re Too Far Away to Get Close to”, de Lee Gwang-Jo, que em 1985 vendeu mais de 300000 cópias.
Outros nomes desta altura destacaram-se, tais como Lee Moon-Sae, Byun Jin-Seob, Lee Young-Hoon e Cho Yong-Pil
Por hoje é tudo. Para a próxima semana veremos como evoluiu
o k-pop a partir da década de 90, ouvindo músicas mais próximas daquilo que
consideramos k-pop. O que acham das músicas que ouvimos hoje? Deixem um
comentário e não se esqueçam de subscrever o blog. O Quê de Coreano deseja-vos o resto de um bom dia!
Comentários
Enviar um comentário