Avançar para o conteúdo principal

E por ser quarta-feira...

Se estão a ler este post do Quê de Coreano é porque conseguiram chegar à quarta-feira desta semana ^.^ Hehehe
Hoje vou falar da cerâmica coreana do período Joseon. Se estão interessados sobre este post e se é primeira vez que estão a ler este blog, experimentem dar uma olhada para os outros posts do Quê de Coreano sobre a época da Dinastia Joseon aqui, aqui, aqui, aqui e aquiPortanto, como estava a dizer, o post de hoje será sobre a cerâmica coreana da época Joseon, mais concretamente sobre a porcelana branca deste período. A palavra que melhor descreverá este tipo de porcelana é a despretensão da forma e da decoração. O branco, como o nome indica, é a cor obrigatória da peça, leve e subtilmente decorada com cores contrastantes e motivos normalmente florais e/ou naturais. 

백자 청화매조죽문 유개항아리
Unknown author [Public domain], via Wikimedia Commons

백자 상감연화당초문 대접
Unknown author [Public domain], via Wikimedia Commons

백자 달항아리(310호)
문화재청(Cultural Heritage Administration of Korea) [KOGL Type 1 (http://www.kogl.or.kr/open/info/license_info/by.do)], via Wikimedia Commons

Este tipo de cerâmica foi especialmente adotado a partir do século XV pela corte imperial, passando a ter um estatuto elitista. Apesar do seu estatuto, este era o estilo de cerâmica mais popular durante a Dinastia Joseon. Também durante este século, a corte auxiliou na formação de fornos, bunwon, mesmo às portas daquilo que hoje é Seoul, para o fabríco de peças de cerâmica a serem usadas pela corte, mas não só, pois também seriam usadas pelos diferentes gabinetes do governo, entre outros.

백자 상감연화당초문 대접
Unknown author [Public domain], via Wikimedia Commons

백자 상감모란문 병
Unknown author [Public domain], via Wikimedia Commons

White Porcelain Lidded Bowl
Eggmoon [CC BY-SA 3.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0)], from Wikimedia Commons

A partir do século seguinte este tipo de cerâmica já podia ser encontrado fora da capital e fora das mãos dos mais poderosos. Mesmo de menor qualidade, este tipo de cerâmica tornou-se bastante popular pela sua simplicidade, que transparecia os próprios ideiais confunciano defendidos pela sociedade coreana.

White Porcelain Flat Bottle with Inlaid Flower and Grass Design
Unknown author [Public domain], via Wikimedia Commons


백자청화 송죽인물문 항아리
이화여자대학교박물관 [CC BY 3.0 (https://creativecommons.org/licenses/by/3.0)], via Wikimedia Commons

White porcelain jongji
National Museum of Korea [KOGL Type 1 (http://www.kogl.or.kr/open/info/license_info/by.do)], via Wikimedia Commons

Apesar do nome, era frequente as peças de cerâmica branca serem extensamente decoradas com azul-cobalto, o que tornava a peça bastante apreciada pela raridade da cor. A partir de certo ponto estas peças passaram a ser decoradas com uma castanho de ferro. Mais raro ainda do que estas cores era a cor cobre avermelhado. Para poderem ver mais imagens destas peças de cerâmica, escolhi a seguinte seleção de sites:
In Pursuit of White: Porcelain in the Joseon Dynasty, 1392–1910site do MET (Metropolitan Museum of Art) com um artigo de outubro de 2004 da autoria de Soyoung Lee, atual curadora chefe do Harvard Art Museums, sobre a porcelana da Dinastia Joseon. É possível algumas imagens de peças de porcelana, bem como links para outros artigos da curadora.
Joseon white porcelainpequeno vídeo do YouTube com imagens de peças de porcelana branca da Dinastia Joseon.
Frombirth to death: Joseon life expressed in white porcelainartigo do The Korea Herald sobre uma exposição de 2005 feita no Ewha Womans University Museum com cerca de 600 peças de porcelana branca da Dinastia Joseon, as quais terão sido usadas nas mais variadas funções.
White Porcelain in the Joseon Dynasty - apresentação de imagens, elaborada pela Google Arts & Culture, a propósito de uma exposição especial feita em 2015, para comemorar o 80º aniversário do Ewha Womans University Museum.

É tudo por hoje ^.^ Espero que tenham gostado deste post. Não se esqueçam de subscrever o Quê de Coreano. Tenham um bom dia e um bom resto de semana!

Comentários

Mensagens populares deste blogue

E por ser quarta-feira...

Quarta-feira! O meio da semana, aquele dia que o Quê de Coreano elegeu para falar de pintura, design, etc. Hoje o Quê de Coreano traz um post sobre um tema que ainda não foi discutido: a arquitetura. Se leram o post de ontem, leram que a série sugerida é uma série que gira em torno de uma casa tradicional coreana, mas modernamente projetada. Este tipo de casas, sobre o qual recai o post de hoje, chama-se hanok ( 한옥 ). Estas casas são construídas desde o século XIV. Tal como se espera da construção de uma casa, a construção do hanok depende do local e das estações do ano. Para se ter uma ideia, no norte os hanoks são construídos ao redor de uma praça, para reter melhor o calor (já que no norte faz muito mais frio), enquanto no sul, mais ameno, os hanoks tendem a ser mais abertos e construídos em forma de L. A construção de habitações teve sérias modificações ao longo dos tempos, mas é importante reter um dado muito importante: muito antes da Era Cristã as casas passaram a ter o ondol...

Experiências na cozinha

E chegámos à sexta-feira. Sexta-feira significa… Para esta semana não vamos ter experiências na cozinha O.o ㅋㅋㅋㅋㅋ ㅎㅎㅎㅎㅎ Calma, pessoal, hoje o Quê de Coreano  traz um post sobre um snack muito acarinhado pelo povo sul-coreano – Leite com sabor a banana ( 바나나맛 우유 ) By Jocelyndurrey - Own work , CC BY-SA 4.0 , Link Este leite foi inventado porque na altura em que foi inventado, no mesmo ano da nossa Revolução dos Cravos, o governo sul-coreano queria incentivar o consumo de leite para fazer face à desnutrição de então. No entanto, o leite simples não era muito apreciado. Como a banana era muito cara e considerada um produto de luxo, a empresa criada do produto, a Binggrae, passou a produzir o produto com o sabor a banana por achar que o sabor exótico da fruta iria atrair os consumidores. E a empresa não se enganou: todos os dias, desde 1974, estima-se que sejam vendidas diariamente mais de 800000 garrafas de leite com sabor a banana. É claro que desde a década de 70 ...

Especial Pepero Day: Experiências na Cozinha

E finalmente chegámos à sexta-feira. Esta semana o Quê de Coreano  tem publicado diversos posts sobre o "Pepero Day", comemorado a 11 de novembro e que não é mais do que troca de peperos com alguém que se goste. Temos falado dos peperos, dos jingles usados para publicitar os peperos (campanha de markting da Lotte Confectionery), entre outros. Mas e os peperos? Tanta conversa e afinal nada de peperos para comer? Calma, são vendidos na Coreia do Sul, mas também podem ser feitos em casa 😋A receita que encontrei foi a da Eugenie , mas como a Eugenie usa na receita palitos já feitos, indico também  este site  para poderem fazer os palitos. Em todo o caso, para a receita são precisos palitos de bolacha parecidos com os que se encontram em snacks como os da Nutella e da Vaca que Ri, só que mais longos. Supondo que já temos os palitos - a receita da Eugenie é para 20 peperos -, precisamos a seguir de cerca de 55g de chocolate derretido à vossa escolha. O que também podem faze...