É sexta-feira e sexta-feira no Quê de Coreano significa COMIDA! Hehe, no post de hoje não vamos falar de comida, mas de algo necessário para comer. Nas últimas semanas temos falado de vários pratos tradicionais coreanos, falamos dos banchan, mas ainda não falámos dos pauzinhos coreanos. Interessados? Então continuem a ler.
Se já foram a restaurantes japonenes ou chineses, já repararam que os talheres usados não são os talheres a que estamos habituados – colher, garfo e faca -, mas sim os chamados pauzinhos, embora sempre que vá a um restaurante chinês os “nossos” talheres estejam postos na mesa; se quiser comer com pauzinhos, tenho que os pedir.
De facto, os pauzinhos são usados em praticamente, se não mesmo em todo o Leste Asiático. Dá para ver as diferenças nos conjuntos de pauzinhos, os quais vêm de diferentes países ou regiões: (de cima para baixo) Taiwan, China, Tibete, Vietname, Coreia (com a colher), Japão (conjunto de casal e o conjunto infantil) e, por último, pauzinhos descartáveis, os quais até aqui podem ser encontrados.
Photograph by d3j4vu [GFDL (http://www.gnu.org/copyleft/fdl.html) or CC BY-SA 3.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-sa/3.0)], from Wikimedia Commons
Como se pode ver em cima, e tal como também se pôde ver na primeira imagem, o conjunto de talheres coreanos é diferente dos conjuntos de pauzinhos dos restantes conjuntos de outras regiões. Porquê? Por estas razões: o tamanho (são mais pequenos que os chineses, por exemplo), o material (são os únicos que são maioritariamente feitos de metal), a forma (podem ser espalmados, ao contrários dos demais, que geralmente têm formas arredondadas ou quadradas) e pelo facto de incluir uma colher. Este conjunto é chamado “sujeo” (수저) e é, portanto, constituído por uma colher (숟가락, “sutgarak”) dois pauzinhos de metal (젓가락, “jeotgarak”), sendo que o nome “sujeo” advém da junção dos primeiros blocos de cada palavra. Ao contrário dos outros conjuntos, o coreano possui uma colher pois o arroz é comido com a colher, o que não acontece, por exemplo, no Japão. Agora, porquê metal, se nos outros países come-se com talheres de bambu, de madeira, ou mesmo de melamina? A razão é histórica: ainda durante o período dos Três Reinos (que foi até ao século VII d.C.), usava-se no reino Baekje pauzinhos de prata, pois acreditava-se que este material reagiria a um possível veneno que se encontrasse na comida para envenenar o rei. Outra teoria também diz que como o arroz é usado com uma colher, então todo o conjunto é feito de metal. Por último, os palitos de metal são considerados mais higiénicos do que os congéneres feitos, por exemplo, de madeira. Curiosamente, antigamente as famílias mais ricas também usavam talheres de outros materiais igualmente ricos: ouro, esmalte, entre outros. Para lerem mais:
How to use Korean chopstick
Learn Korean Culture - HOW TO USE CHOPSTICKS Tutorial! (Talk Talk Korean- Han-Na)
É tudo por hoje e para esta semana! O Quê de Coreano deseja-vos um bom fim de semana ^.^

Comentários
Enviar um comentário